segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sistema INTEGRA-BIKE - Sorocaba



Olá pessoal!
Hoje fui conhecer o sistema de locação gratuito de bicicleta implementado recentemente em Sorocaba, o sistema Integra Bike.
Quando esse sistema foi entregue (maio 2012), eu particularmente achei muito bom, não porque eu gosto de bicicleta e tal, mas pela iniciativa pública em arrumar uma solução para o trânsito sorocabano, que dia a dia vem ficando insuportável....

Como informado na imprensa, é muito fácil de usar. Você precisa apenas de um cartão do sistema de transporte de Sorocaba, cadastrá-lo nos postos autorizados e só! Após cadastrado já pode usar.

A minha experiência foi como de um um usuário comum, que pega qualquer uma das bicicletas disponibilizadas.

O sistema funciona assim:
As bicicletas ficam estacionadas no centro da estação há um totem com um mapa das estações próximas, algumas recomendações, instruções de uso e uma pequena tela de LCD.
Abaixo desta tela de LCD, é o local onde você aproxima o cartão do sistema de transporte de Sorocaba. Aparece uma mensagem no LCD: "CONFIRMA RETIRADA?" dai, voce aproxima novamente o cartão e o display informa qual posição (onde a bike está estacionada) será liberada.
Alguns segundos depois, faz um 'CLÉK!'  e é só retirar a bike e pedalar!

Tudo bem! Peguei a bike e, o acordo da gratuidade é que você devolva a bike em qualquer uma das estações espalhados pela cidade em até uma hora. O tempo é esse... Acho que é justo para a idéia proposta. Para passeio, realmente é pouco, mas para ir de um ponto ao outro (bairro -> centro), uma hora é suficiente. Se não for, você pode devolver a bike em alguma estação e depois de 15 minutos já pode pegar uma bike novamente por até uma hora.



Bom, peguei a bike no Pq. das Águas e segui pela ciclovia sentido uma das estações, próxima do Terminal São Paulo. A bike tem 5 marchas, selim grande com molas e guidão grande. Equipamento super confortável! Tive que subir bastante a altura do selim, e mesmo assim, não ficou o ideal... (minha altura não ajuda!!)
Tudo tava legal, mas logo percebi que esta bicicleta que eu tinha pego estava com o pneu traseiro murcho e o trocador de marchas (tipo Grip-shift) estava meio solto. Mãããs mesmo assim segui rumo à estação na marginal Dom Aguirre, próxima ao Terminal São Paulo.



Percurso normal, transito bombando nas ruas e a ciclovia livre! uma beleza!

Chegando na estação, devolução simples. Apenas encaixar o engate na frente da bike no suporte da estação. A cestinha fica bem na frente, atrapalha um pouquinho a conexão deste engate.
Sorte que tinha UMA posição livre!!! Somente UMA!!! é se estivesse com 58 minutos de uso e não estivesse nenhuma posição livre??? Conversei com um funcionário deste sistema ele me disse que eles ficam o dia todo transportando bikes de uma estação para a outra, então sempre haverá vaga disponível. (sei não! O_o)

SEM COMUNICAÇÃO!!!

Ai, era só aguardar os 15 minutos para retirar a outra bike... mas no display tinha uma mensagem: SISTEMA SEM COMUNICAÇÃO. Pô! Sem comunicação!? Como eu faria para voltar? Fiquei uns 5 minutos ali esperando que o sistema voltasse, mas não voltou. Como havia uma outa estação perto, preferi ir até lá pegar outra e voltar para o Parque das Aguas.
Peguei então uma bike na estação próxima a ponte da Av. São Paulo x Rua XV de novembro. Ali estava tudo OK, tinham bicicletas em bom estado e com pneus cheios! O que não tinha era um espaço livre caso alguém precisasse devolver uma bicicleta.

 

Bom, esperei mas uns 10 minutos, peguei a magrela e voltei. Agora sim! 100%!

Na minha avaliação, o sistema é nota 10! Funciona tudo muito bem! Naquela conversa com o pessoal do Integra-Bike, eles me disseram que o problema da comunicação na estação é por causa da rede 3G que o sistema usa. Eles já estão providenciando uma melhoria. Sobre o pneu murcho e o trocador de marchas solto, ele disseram que a manutenção é feita diariamente... logo pegam esses probleminhas.
Eles explicaram também que é possível escolher uma bike: Depois que você fizer o procedimento de liberação da bicicleta, o display indicará qual posição deverá ser retirada. A estação faz um 'CLÉK', se você não retirar a bike, ela repete o 'CLÉK' para retirada. Se após a segunda chance a bike não for retirada, o sistema zera. Dai será preciso iniciar o procedimento do cartão e tal, e ai, o sistema liberará outra bike da estação!

Um abraço e até a próxima.



Kocão

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário