google.com, pub-3288766866021009, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Por Trilhas: Rota Márcia Prado 2012

sábado, 15 de dezembro de 2012

Rota Márcia Prado 2012

DATA: 09-dez-2012
HORÁRIO: 6am
PONTO DE ENCONTRO: Praça Frei Barauna
DESTINO: Estrada da manutenção - Rod. dos Imigrantes
NÍVEL: 3

Fotos por: Isabel Fukano, Andrea Passarelli, 
             Douglas Kocão, Allex Rigato, Angelo Giardini

Olá pessoal!
Depois de muitos convites, muitas histórias, muitos 'causos' resolvi fazer a Rota Marcia Prado com uma galera daqui de Sorocaba (SorocabaBikers, Votobikers, Botecão e mais uma galera que encontrei por lá!) neste evento criado pelo pessoal do Instituto CicloBR.


O TRAJETO
”A Rota Márcia Prado é uma rota ciclo-turística criada e organizada pelo Instituto CicloBr para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou”. (Fonte:Instituto CicloBr)
QUEM FOI MÁRCIA PRADO?
Márcia foi uma ciclista e ativista que morreu atropelada por um ônibus na Av. Paulista em São Paulo. A rota foi batizada com seu nome porque foi essa a última viagem que ela realizou (3 dias antes). Na ocasião procurava um meio de descer para a baixada santista que não precisasse correr risco de vida e que não fosse ilegal. No local do acidente ao invés das tradicionais cruzes foi colocada uma bicicleta branca que pode ser vista por quem passa.  

NOSSO TRAJETO
A rota original (77km) tem início na estação de trem do Grajaú, em São Paulo, passa por São Bernardo do Campo, Rio Grande da Serra, Cubatão e termina em Santos.
E desde o ano passado passou a iniciar-se da ciclovia da estação Vila Olímpia na marginal Pinheiros aumentando o percurso para aproximadamente 100km.

O nosso trajeto começou no Grajaú (Jardim Shangrila) onde os onibus estacionaram e nós montamos as bikes.

 Andamos um pouco para aquecer os musculos e derrepente: transito de bike!? Pô! O que era aquilo!! Um congestionamento de bikes!! Impossivel de andar para frente ou voltar...



Era muita gente parada esperando pela sua vez.... esperando a sua vez de que? Esperando a sua vez de embarcar em uma balsa! Fiquei surpreso em encontrar uma balsa em pleno funcionamento dentro de São Paulo! Capenga, mas suficiente para o transito local, em dias normais....


Esse congestionamento aconteceu porque a balsa não comportava tantos bikers, e ainda por cima, os operadores das balsas não estavam sabendo nada sobre o evento. Foi um tempo perdido parado esperando a vez de subir a bordo. 
Depois de aproximadamente 3 HORAS, conseguimos embarcar! Ô alegria! finalmente o passeio ia começar e eu iria finalmente conhecer a tal da estrada da manutenção!


Pedalamos por aproximadamente 6Km e SURPRESA! Novo congestionamento! OUTRA BALSA! Pô.... brincadeira!!! E essa era pior ainda... aproximadamente 25 minutos para a balsa ir e voltar (e voltar com carros ainda por cima) Mas essa demorou menos para embarcar... apenas 2 horas...


Já estávamos atrasados em 5 horas nos planos do nosso pedal e a informação que tinhamos, era que o Parque Estadual da Serra do Mar fecharia os portões as 15:00. Tudo bem! Sem problemas! Quando desembarcamos da segunda balsa, já eram 14:55... Talvez desse tempo de atravessar os quase 30Km até a entrada do Parque... hahaha! Mas não desistimos. Encaramos a possibilidade de dar com a cara no portão.
Mas houve um momento de reflexão, um segundo de atenção a uma frase para acalmar e dar esperança!:
"Acredite em algo além do sol..." Frase essa do celebre dono da barraca de cachaça!! hahaha


Bom, seguimos pelo trecho de ruas de terra. Trechos rápidos, com pedras soltas e buracos de erosão no chão.  Não era um trecho muito técnico. Apenas muita atenção nos ±10Km até chegar na Rodovia dos Imigrantes.




A partir dai, a organização estava em ordem. Policiais rodoviários nos apoiaram e sinalizaram com cones um longo trecho da rodovia até a entrada para a estrada da manutenção.





Chegamos então a famosa estrada da manutenção!! E o que eu tenho para dizer é que esta foi uma experiencia maravilhosa! O percurso é feito em estrada asfaltada, sendo grande parte descida íngreme com trechos escorregadios até chegar no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões. Durante o caminho existem subidas significativas devido o caminho estar "encravado" na Serra. São cerca de 20 km nesta estrada.












Este túnel é usado apenas pelos policiais, trabalhadores do DERSA e serviços de resgate...
...não é muito extenso, mas é de grande ajuda para estes profissionais...
... pois ele interliga a Rod. Anchieta (entrada escondida dentro de um dos tuneis) a Rod. dos imigrantes, pela estrada da manutenção!


Quer saber mais sobre a Estrada da Manutenção? Achei um blog que traz uma explicação com fotos bem legais! CLICA AQUI!


Saindo do parque, passamos por uma vilinha em Cubatão, seguimos em direção ao centro da cidade, pegamos um trecho da Rod. Anchieta e chegamos ao destino: Santos!!





Foi um pedal muito legal. Tirando toda a epopéia da balsa (Ggggrrrrrrr!!!) é realmente um percurso muito bonito! Mas não é tão facil assim! Vimos alguns acidentes sérios, bikes com problemas mecanicos e também muita gente que não tinha o habito de andar de bike, mas foi porque achou que era só a DESCIDA da estrada... Quem quiser fazer este percurso e não tem o habito de pedalar, eu sugiro treinar bem durante um mês antes de fazer esse caminho. Mesmo que seja em ciclovias ou em academia, vai ajudar a não faltar folego ou doer as coxas no caminho =D

Eu recomendo este pedal! Se quiser o percurso completo, eu acho melhor formar um grupo de 10 a 20 pessoas e fazer em outro dia que não for o evento oficial da CicloBR. Se for no evento oficial, procurar uma forma de começar depois da segunda balsa, ou mesmo lá na Rod. dos Imigrantes, na entrada da estrada.


Percurso e altimetria:
http://www.endomondo.com/workouts/112416720 (trecho principal)

Vídeo do Angelo, do Votobikers que mostra um Trecho da descida da Estrada da Manutenção


Abraços e até o próximo post ou o próximo pedal!!

Kocao








Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário