quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Dicas para fazer uma trilha num 4x4

Dicas para fazer uma trilha num 4x4





1- NUNCA ENTRE NA TRILHA SOZINHO


Por mais que o caminho pareça leve e você ache que tem um carro preparado, vá sempre com pelo menos mais um jeep.
A companhia torna a aventura mais divertida e você ganha força extra nas horas difíceis. Se o jeep quebrar ou atolar, existe alguém para buscar socorro ou ajudá-lo a sair do buraco.
2- USE SEMPRE ....
O CINTO DE SEGURANÇA

Um dos erros mais comuns, e isso não se aplica só aos iniciantes, é soltar o cinto de segurança ao entrar na trilha, por achar que não há perigo longe do trânsito. Muito pelo contrário, na trilha, dificilmente se sabe o que aparecerá depois da próxima curva, um simples buraco ou um toco no meio do caminho poderá causar um acidente grave. 


3- ABASTEÇA SEMPRE ANTES DE ENTRAR NA TRILHA 

Por mais econômico que seu 4x4 seja, abasteça antes de entrar na trilha. O terreno irregular altera muito o consumo do veículo, nos trajetos mais difíceis (como lamaçais e longos areões) ele pode até triplicar. 

4- LEMBRE-SE SEMPRE DA PLANILHA 

Se você vai percorrer uma trilha que desconhece, siga uma planilha ou alguém que saiba monta-la. Dessa forma, você saberá como voltar caso se perca ou não chegue a lugar algum. 

5- NÃO SE ARRISQUE A TOA 

As situações de perigo são tentadoras, mas podem ter consequencias fatais. Se você não tem experiência, procure um caminho alternativo em vez de tentar vencer obstáculos difíceis. Mesmo se você se julga experiÊnte, ultrapasse apenas depois que certifica-se que a manobra é segura. 

6- NÃO ESQUEÇA OS MANTIMENTOS 

As viagens for a de estrada são cheias de imprevistos. A estrada tranquila na ida pode se transformar num mar de lama na volta, com uma simples chuva. Por isso esteja sempre preparado para passar uma noite no mato, mantendo seu jeep abastecido com água, alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores. 

7- FAÇA CURSOS 

Mesmo quem já esta com o pé na lama há muito anos tem sempre o que aprender. Assim, fique de olho nos cursos que podem ajuda-lo na trilha. Há aulas de pilotagem, noções de mecânica e de primeiros socorros. Maiores informações no site do Jeep Clube Campinas. 

8- TENHA BOM SENSO 

Nunca aja por impulso ou para impressionar os colegas de trilha. Antes de tomar qualquer atitude, pense, repense, analise por todos os lados os riscos e as possibilidades. Pode demorar mais, mas garante a saúde fisíca e financeira no final da jornada. 

9- MANTENHA DISTÂNCIA 

Em um comboi fique o mais longe possível do carro da frente, sem perde-lo de vista. A distância pode evitar acidentes em casos de obstáculos repentinos. Também lhe dá espaço para pagar embalo em uma subida, por exemplo. 

10- LEVE PEÇAS SOBRESSALENTES 

Mesmo que você não tenha noções de mecânica, leve peças sobressalentes; sempre haverá alguém no grupo que sabe dar um jeitinho de fazer o jeep chegar ao final da trilha. Pergunte ao seu mecânico o que levar. Providencie também uma cinta ou cabos ou cordas grossas, caso seja necessário rebocar o jeep. 

11- CUIDE DE QUEM VEM ATRÁS 

Há regras para andar em comboio. Uma delas é ser responsável pelo carro que vem atrás. Fique de olho no retrovisor, conferindo a cada minuto onde está o jeep de trás. Caso o perca de vista, pare e espere até ele aparecer. O jeep da frente vai agir da mesma forma com você, até que todos percebam o problema. 


12- REVISE O JEEP NO FINAL 

Se a trilha tiver muitos obstáculos, dê uma olhada geral no jeep antes de voltar ao asfalto. Veja se não existe alguma avaria, vazamento ou mangueira solta. Já em casa, mande lavar o jeep o mais rápido possível, para impedir que o barro seque e fique fortemente grudado nos sistemas mecânicos. Vale a pena também alinhar e balancear as rodas. 


13- ASSOCIE-SE A UM JEEP CLUBE 

Mesmo que você não seja afeito a reuniões sociais, vale a pena frequentar um jeep Clube. Assim, você terá companhia para os primeiros passeios e aprenderá com quem tem mais experiência. 


Dicionário Off Road 




OFF ROAD

"Fora de Estrada" em inglês, esportes off road são aqueles praticados em trilhas, matas, enfim, em locais não servido por estradas asfaltadas. 

TRAÇÃO 4X4 

Sistema de tracionamento de um veículo onde as quatro rodas possuem tração. 

SANTO ANTÔNIO 

Dispositivo em forma de arco, fixado interna ou externamente a um veículo, cuja função principal e proteger os ocupantes do mesmo no caso de capotagem. 

PATESCA (CATARINA) 

Roldana utilizada para auxiliar o uso do guincho, tirando os veículos de situações que esteja encalhado ou preso em alguma dificuldade. 

PILOTO 

Pessoa que dirige um veículo. 

NAVEGADOR 

Pessoa que vai ao lado do piloto durante uma prova, dando orientações da direção a seguir, tempo de prova, etc. 

ZEQUINHA 

É aquele sujeito que esta sempre no banco de traz de um jeep, e tem como função principal abrir/fechar porteiras e auxiliar o piloto e o navegador. Normalmente não deve e não pode opinar sobre a navegação e a pilotagem. 

HI LIFT 

Macaco especialmente criado para o uso off road, possui um curso e um sistema de funcionamento que facilitam a suspensão dos veículos para a troca de pneus e também podem auxiliar na retirada de atoleiros e erosões. 

KING 

Pequeno morro de terra, que pode ser ultrapassado com veículos off road. 

GAIOLEIRO 

Praticante do esporte off road, cujo veículo e uma adaptação de motor VW em uma estrutura tubular chamada "Gaiola". 

PX 
Radio faixa cidadão (11 metros) utilizado pelos jeepiros. 

BOTINA 
Amplificador de sinal de radio utilizado por alguns jeepiros em seus PX.7

PY 
Radio comunicador utilizado pelos jeepiros. 


Abraço

Rodrigo PorTrilhas

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário