quarta-feira, 1 de março de 2017

Como fazer carvão em casa

Como Fazer Carvão

2 Métodos:Acendendo uma fogueira Usando dois tambores

O carvão, feito ao queimar pedaços de madeira até que todas as impurezas saiam, é excelente para fazer churrasco ao ar livre. Ele pode ser caro para comprar, mas fazer o seu é uma solução barata e simples. Continue lendo para aprender como fazê-lo usando dois métodos diferentes.





Método1 Acendendo uma fogueira



1
Localize uma área na qual possa fazer uma fogueira. Pode fazer isso no seu quintal ou precisar de um local diferente e de uma licença. Veja quais são as regras quanto a isso na sua cidade.




2
Obtenha um tambor de metal. Esse será o recipiente no qual colocará a madeira. Escolha um do tamanho que quiser, dependendo de quanto carvão deseja fazer. Ele precisará ter uma tampa à prova de chamas.


3
Escolha a madeira para transformar em carvão. Que tipo de madeira quer usar? Selecione uma que tenha sido curada: as de cerejeira, carvalho ou nogueira-pecã são todas boas.[1] Veja se alguém na sua região tem madeira para vender ou pegue um pouco numa loja de artigos para reforma e jardinagem. Você precisará do suficiente para encher o tambor até o topo. Corte a madeira em pedaços de 10 cm.[2]


4
Encha o tambor com a madeira curada. Preencha-o bem com o material até o topo e tampe-o, mas não o deixe selado.


5
Prepare-se para acender uma fogueira. Compre ou junte material extra para fazer uma que queime por 3 a 5 horas no local escolhido e deixe um buraco no meio dela para o tambor. Coloque-o no buraco e cubra com mais madeira.[3]




6
Queime a fogueira. Mantenha-a acesa por pelo menos 3 horas ou mais, se o tambor for grande e estiver bem cheio. Deixe o fogo se apagar completamente e esfriar antes de chegar perto.


7
Retire os pedaços de carvão. Quando abrir a tampa, verá um lote novo de carvão puro. Use-o para fazer churrasco pelo resto do verão.







Método2 Usando dois tambores


1
Compre um tambor pequeno e um maior. O pequeno deverá caber no grande com espaço de sobra. Usar um tambor de 115 L dentro de um de 210 L dará certo.[4]


2
Abra um buraco para o combustível no tambor maior. Use uma serra para metais e faça um corte quadrado na base dele com cerca de 30 por 50 cm. Você precisará desse buraco para colocar combustível no tambor e manter o conteúdo dele quente.


3
Faça buracos no fundo do tambor menor. Isso permite que o calor extremo passe para ele, cozinhando a madeira lá dentro. Fure 5 ou 6 buracos de 1 cm na base do tambor.


4
Encha o tambor menor com a madeira curada. O ideal é usar pedaços de 10 cm de madeira de cerejeira, carvalho ou nogueira-pecã. Encha bem o tambor e tampe-o, deixando uma abertura para que a umidade possa sair.[5]


5
Faça um suporte no tambor maior. Coloque dois tijolos deitados no fundo dele, um de cada lado, e depois mais dois sobre os primeiros, formando um quadrado. Isso evita que o tambor menor toque o fundo do maior e permite a você colocar o combustível embaixo.


6
Coloque o tambor menor no suporte. Ele deve se encaixar bem dentro do maior. Se não, use tijolos menores ou pedras para diminuir o suporte. Tampe o tambor maior, deixando um espaço para o ar passar.


7
Faça uma fogueira dentro do tambor maior e deixe queimar por 7 a 8 horas. Use madeira e gravetos para isso, passando os materiais pelo buraco na parte de baixo do recipiente. Conforme o fogo for queimando, alimente-o com pedaços de madeira maiores.
Fique de olho na chama; quando ela diminuir, coloque mais madeira.
O fogo deve ficar o mais quente possível, por isso continue alimentando-o com madeira densa.


8
Deixe a fogueira se apagar. Depois de 7 a 8 horas, as impurezas, a umidade e os gases terão sido retirados da madeira, sobrando apenas o carvão puro. Deixe o fogo se apagar completamente e esfriar antes de chegar perto dos tambores.


9
Retire o carvão. Esvazie o tambor menor num recipiente e guarde o carvão para uso posterior.


PorTrilhas



Material retirado de http://pt.wikihow.com/Fazer-Carv%C3%A3o

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário