sábado, 27 de maio de 2017

30 Dicas para Acampar de graça

30 Dicas para Acampar de graça ( caminhando ou bike)

1- Utilize uma barraca que não chame atenção.Vermelha ou Laranja é perfeito para o Everest. Para acampar de graça (Camping Livre) é melhor utilizar uma cor que se confunda com a paisagem, como verde. Outra possibilidade é cobrir a barraca com um plástico ou toldo de cor escura.
Barraca com cor discreta na mata
2-Primeiro faça a inspeção do território onde pretende acampar. Deixe sua bicicleta do outro lado do caminho e um pouco longe da possível zona de acampamento e vá investigar sem a bicicleta. Assim você se movimenta mais rápido sem chamar atenção, daí depois você volta até a bicicleta.
3. Não pare em frente ao lugar que pretende acampar. Isso é fundamental para não chamar a atenção. Espere até que não venha nenhum veículo ou pessoas daí você entra no lugar de acampamento.
4. Fazer fogo é uma maneira de chamar a atenção. Pode ser que não vejam o fogo, mas sim a fumaça.

5. Rios e Lagos são bons lugares para tomar um banho, mas durante a noite eles atraem muita umidade e também animais(inclusive o homem). Não acampe muito perto desses locais, senão pode ter surpresas inesperadas. 

6. Examine o solo do local escolhido. O barro seco pode ser uma armadilha quando chove. Pense por onde sairá na próxima manhã em caso de chuva e lama.
7. Não instale a barraca imediatamente. Quando encontrar um bom lugar, sente-se e observe por uns minutos. Talvez você descubra que o lugar não era tão bom assim ou alguém aparece e acaba te convidando para ficar em sua casa.
8. Se um cachorro te encontrou e começa a latir, é melhor seguir em frente. Os cachorros podem ser bastante insistentes.
9. Ao acampar, deixe tudo pronto para sair caso seja necessário. Uma vez que escurece fica mais difícil para encontrar e arrumar seus equipamentos.
10. Espere o entardecer para armar o acampamento. Se acampar muito cedo a chance de te verem é bem maior.
11. Acorde cedo para seguir viagem. Se não quer surpresas, é melhor acordar cedo e seguir viagem.
12. Não acampe no escuro se não for extremamente necessário. Pode ser que você acabe dormindo em um local cheio espinhos ou outras coisas que não percebeu durante a noite.
13. Deixe o local de acampamento como você encontrou, ou melhor que antes. O próximo que vier depois, se beneficiará disto.
14. Se tiver de ir ao banheiro fazer o número 2, faça longe de seu acampamento cavando um buraco no solo (mesmo que seja feito com os pés), e depois cubra bem com terra ou pedras.
15. É difícil que o lugar tenha uma boa vista da paisagem sem que você seja visto. Trata-se de dormir, já que de noite você não conseguirá apreciar a vista de qualquer maneira.
16. Procure lugares altos, acima de estradas ou povoados. Desta forma será mais difícil que te encontrem, porque as pessoas não costumam olhar para cima.
17. Se puder, procure um lugar para o lado onde o sol vai se por. As pessoas não olham ao sol diretamente e neste lado será mais difícil que te vejam.
18. Trate de buscar um lugar que receba o sol da manhã. É agradável ser despertado pelo sol.
19. Se tem luzes, desligue quando ver um carro se aproximar para não chamar a atenção.
20. Se alguém te viu e se dirige em direção ao teu lugar de acampe, adiante-se e não deixe que cheguem até você. Vá comprimentá-los. É bom que não vejam seu equipamento. A curiosidade matou o gato.
21. Se não encontra um bom lugar, melhor aproximar-se de um vizinho e perguntar se pode acampar em seu quintal. Muitas vezes acabará sendo convidado para dentro.
22. Se é época de caça, melhor não tentar acampar nesses lugares. Os caçadores podem ser muito sigilosos e não perguntam antes de disparar.
23. Reconheça a área antes de colocar sua barraca. Deixe a bicicleta de lado. Uma vez que a área está escolhida, dê uma volta ao redor até que encontre o melhor ponto. É possível que não percebeu o melhor espaço no primeiro olhar.
24. Desligue as luzes de sua bicicleta quando vai procurar o lugar de acampe.
25. Se puder, elimine um ou dois lugares abertos de sua área de acampe colocando a barraca perto de um barranco, uma árvore, assim tem menos espaços para controlar.
26. Se tiver que dormir muito perto da estrada barulhenta e te incomoda o ruído, busque outra fonte de ruído que neutralize o motor dos carros, como uma cachoeira ou um rio.
27. Os animais que não dormem de noite não sabem que você está ali. Coloque seu lixo pendurado no alto de uma árvore ou longe de seu acampamento.
28. Prender a bicicleta. Não me agrada fazê-lo, porque se encontrei um bom lugar para acampar, é porque me sinto seguro. Mas em troca, tenho um alarme muito simples. Cubro a bicicleta com o poncho de chuva. Desta forma a bicicleta não fica visível e se alguém quiser levá-la faria muito barulho tirando o poncho do lugar.
29. Não coloque a sua bicicleta muito perto da barraca. Um golpe de vento forte pode acabar com sua bicicleta rasgando sua casa.
30. Desfrute, é para isso que está aqui.”

Este artigo é de autoria de Alvaro Neil Para acessar o artigo original com fotos do autor, acesse este link.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário