Barra Direta na Direção do Jeep CJ 5

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Barra Direta na Direção do Jeep CJ 5

       Segue algumas fotos da adaptação de barra de direção no willys, a matéria completa você pode acessar no link ao final da pagina.
         

O movimento das barras do Jeep
A roda direita e o braço do pino de centro estão parados. O conjunto torce, mas ponteiras não tem folgas.
Dá para perceber que não é pequena a alteração da convergência, observando o movimento da roda esquerda. 


O arranjo original das barras de direção
A barrinha da esquerda não será usada
 

A montagem original da ponteira de centro
Ela terá sua posição de serviço trocada, e ficará junto à roda direita.
 

A ponteira não quer sair ?
Melhor fogo que porretada. Melhor que descer a marreta, é deixar a dilatação trabalhar ao seu favor.
Uma aquecida no olhal faz ele dilatar e aumentar as dimensões. Então ele solta o cone da ponteira sozinho, sem esforço.


A medida do corte da barra direta da Rural
Usei o meu "alinhador" para definir o comprimento final da barra direta. 
O alinhador foi feito com dois tubos de PVC, um correndo dentro do outro. Um de 1" rosca, e um de 25mm cola.
 

O alinhador e a barra direta.
Cortei a rosca direita, preservando a rosca esquerda original O lado da rosca esquerda foi pichado de
vermelho, para bem marcar eu não fazer bobagem. O alinhador marcou a galga, digo, o comprimento da barra.

Usinando a rosca
Serviço corriqueiro para qualquer torneiro. Foi o Odilon Aguiar quem fez. Ele é irmão do Ildeu, amigo e torneiro antigo, que fechou a oficina.
A última fotografia dessa seqüência não tem nada haver com barra direta.
É um pino graxeiro do torno do Odilon. Pino duplo ! Não conhecia e achei muito interessante.
 
 

A barra finalizada
Conferido o comprimento com o alinhador.


Hora da montagem
A ponteira de centro, e uma ponteira direita já na barra pintada.
Diz-se esquerda e direita de uma ponteira referindo-se ao sentido da rosca, e não da posição de montagem.
 
O alinhamento
Regula-se só a convergência. Essa medida no Jeep é entre3/64" e3/32" (1,19 e 2,38 mm). Coloquei com 2mm.
 
Nem tudo é mel...
A barrinha do braço do pino de centro interfere com a abraçadeira do feixe de molas.
 

O corte da abraçadeira do feixe de molas
Usei a esmerilhadeira, que faz um serviço rápido e bonito nessa situação. Fui cortando a abraçadeira aos poucos, tentando
preservar o máximo dela, segurando as fitas plásticas dos feixes. Adaptação é adaptação, sempre aparece alguma gambiarra.
 

O lixo
Os pedacinhos da abraçadeira do feixe de mola. Cortei com calma, para cortar o mínimo.
Os dois pedacinhos da esquerda são das lâminas plásticas, que separam as folhas das molas.


Outra interferência indesejável
A ponteira que liga na ponteira de centro esbarrava no feixe de molas. O recurso foi abrir o batente,
limitando o esterço para a esquerda da direção. O plástico é para melhor regular o batente, deixando a ponteira bem perto,
mas sem encostar na lâmina do feixe de molas. Adaptação é adaptação, sempre aparece alguma gambiarra, tá lembrado ?
 

O batente da direção
Perdi aproximadamente3/16" no esterçamento. Dá para ver a folguinha no batente da direção, antes da regulagem.
Pode parecer pouca coisa, mas essa perda no esterçamento faz uma grande diferença, uma falta danada, na hora do aperto,
no meio do mato. Tentarei recuperar isso à medida que as feixes abaixem. Eles estão recém arqueados, e altos demais.
 

O arranjo final com a barra direta montada
Espero que meus pneus durem bem mais de agora para frente !....
 

O movimento da ponteira de centro, após a instalação da Barra Direta
Sobrou uma rebolada da ponteira de centro. Mesmo sendo menor, ainda aparece a folguinha que a ponteira de centro provoca na direção.


A confecção da abraçadeira
Esse material era uma sobra das travessas de carroceria do Jeep do Paulo Porto. Ele me deu há muito, mas sempre
guardo a quinquilharia. Os antigos já diziam:"Quem guarda o que num presta, tem o que precisa !... "
O Paulo fez travessas ignorantes, reforçadíssimas para o Jeep dele, em chapa #14, o que dá bem dizer 2mm de espessura. Mas para o
serviço de agora deu certinho. A quantidade maior de retratos é porque é melhor mostrar que desenhar. É uma forma muito complexa para desenho.
 
 
 
   
 
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A abraçadeira instalada
Muito fácil a instalação, depois dela pronta e pintada. Com a chapa #14 não aparecem problemas com o contra-pino da ponteira.
Agora dá para entender o porque do furo do meio. É para deixar quietinho o bico graxeiro, e poder lubrificar a ponteira facilmente.
 
 
 


Todos os creditos ao Sr. Walter Júnior - B. Hte
Site: http://www.waltergjunior.com/

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