sábado, 15 de dezembro de 2012

Rota Márcia Prado 2012

DATA: 09-dez-2012
HORÁRIO: 6am
PONTO DE ENCONTRO: Praça Frei Barauna
DESTINO: Estrada da manutenção - Rod. dos Imigrantes
NÍVEL: 3

Fotos por: Isabel Fukano, Andrea Passarelli, 
             Douglas Kocão, Allex Rigato, Angelo Giardini

Olá pessoal!
Depois de muitos convites, muitas histórias, muitos 'causos' resolvi fazer a Rota Marcia Prado com uma galera daqui de Sorocaba (SorocabaBikers, Votobikers, Botecão e mais uma galera que encontrei por lá!) neste evento criado pelo pessoal do Instituto CicloBR.


O TRAJETO
”A Rota Márcia Prado é uma rota ciclo-turística criada e organizada pelo Instituto CicloBr para que as autoridades criem um meio atraente e seguro para o ciclista chegar ao litoral paulista. O percurso é inspirado no trajeto da última viagem que a ciclista Márcia Prado realizou”. (Fonte:Instituto CicloBr)
QUEM FOI MÁRCIA PRADO?
Márcia foi uma ciclista e ativista que morreu atropelada por um ônibus na Av. Paulista em São Paulo. A rota foi batizada com seu nome porque foi essa a última viagem que ela realizou (3 dias antes). Na ocasião procurava um meio de descer para a baixada santista que não precisasse correr risco de vida e que não fosse ilegal. No local do acidente ao invés das tradicionais cruzes foi colocada uma bicicleta branca que pode ser vista por quem passa.  

NOSSO TRAJETO
A rota original (77km) tem início na estação de trem do Grajaú, em São Paulo, passa por São Bernardo do Campo, Rio Grande da Serra, Cubatão e termina em Santos.
E desde o ano passado passou a iniciar-se da ciclovia da estação Vila Olímpia na marginal Pinheiros aumentando o percurso para aproximadamente 100km.

O nosso trajeto começou no Grajaú (Jardim Shangrila) onde os onibus estacionaram e nós montamos as bikes.

 Andamos um pouco para aquecer os musculos e derrepente: transito de bike!? Pô! O que era aquilo!! Um congestionamento de bikes!! Impossivel de andar para frente ou voltar...



Era muita gente parada esperando pela sua vez.... esperando a sua vez de que? Esperando a sua vez de embarcar em uma balsa! Fiquei surpreso em encontrar uma balsa em pleno funcionamento dentro de São Paulo! Capenga, mas suficiente para o transito local, em dias normais....


Esse congestionamento aconteceu porque a balsa não comportava tantos bikers, e ainda por cima, os operadores das balsas não estavam sabendo nada sobre o evento. Foi um tempo perdido parado esperando a vez de subir a bordo. 
Depois de aproximadamente 3 HORAS, conseguimos embarcar! Ô alegria! finalmente o passeio ia começar e eu iria finalmente conhecer a tal da estrada da manutenção!


Pedalamos por aproximadamente 6Km e SURPRESA! Novo congestionamento! OUTRA BALSA! Pô.... brincadeira!!! E essa era pior ainda... aproximadamente 25 minutos para a balsa ir e voltar (e voltar com carros ainda por cima) Mas essa demorou menos para embarcar... apenas 2 horas...


Já estávamos atrasados em 5 horas nos planos do nosso pedal e a informação que tinhamos, era que o Parque Estadual da Serra do Mar fecharia os portões as 15:00. Tudo bem! Sem problemas! Quando desembarcamos da segunda balsa, já eram 14:55... Talvez desse tempo de atravessar os quase 30Km até a entrada do Parque... hahaha! Mas não desistimos. Encaramos a possibilidade de dar com a cara no portão.
Mas houve um momento de reflexão, um segundo de atenção a uma frase para acalmar e dar esperança!:
"Acredite em algo além do sol..." Frase essa do celebre dono da barraca de cachaça!! hahaha


Bom, seguimos pelo trecho de ruas de terra. Trechos rápidos, com pedras soltas e buracos de erosão no chão.  Não era um trecho muito técnico. Apenas muita atenção nos ±10Km até chegar na Rodovia dos Imigrantes.




A partir dai, a organização estava em ordem. Policiais rodoviários nos apoiaram e sinalizaram com cones um longo trecho da rodovia até a entrada para a estrada da manutenção.





Chegamos então a famosa estrada da manutenção!! E o que eu tenho para dizer é que esta foi uma experiencia maravilhosa! O percurso é feito em estrada asfaltada, sendo grande parte descida íngreme com trechos escorregadios até chegar no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itutinga Pilões. Durante o caminho existem subidas significativas devido o caminho estar "encravado" na Serra. São cerca de 20 km nesta estrada.












Este túnel é usado apenas pelos policiais, trabalhadores do DERSA e serviços de resgate...
...não é muito extenso, mas é de grande ajuda para estes profissionais...
... pois ele interliga a Rod. Anchieta (entrada escondida dentro de um dos tuneis) a Rod. dos imigrantes, pela estrada da manutenção!


Quer saber mais sobre a Estrada da Manutenção? Achei um blog que traz uma explicação com fotos bem legais! CLICA AQUI!


Saindo do parque, passamos por uma vilinha em Cubatão, seguimos em direção ao centro da cidade, pegamos um trecho da Rod. Anchieta e chegamos ao destino: Santos!!





Foi um pedal muito legal. Tirando toda a epopéia da balsa (Ggggrrrrrrr!!!) é realmente um percurso muito bonito! Mas não é tão facil assim! Vimos alguns acidentes sérios, bikes com problemas mecanicos e também muita gente que não tinha o habito de andar de bike, mas foi porque achou que era só a DESCIDA da estrada... Quem quiser fazer este percurso e não tem o habito de pedalar, eu sugiro treinar bem durante um mês antes de fazer esse caminho. Mesmo que seja em ciclovias ou em academia, vai ajudar a não faltar folego ou doer as coxas no caminho =D

Eu recomendo este pedal! Se quiser o percurso completo, eu acho melhor formar um grupo de 10 a 20 pessoas e fazer em outro dia que não for o evento oficial da CicloBR. Se for no evento oficial, procurar uma forma de começar depois da segunda balsa, ou mesmo lá na Rod. dos Imigrantes, na entrada da estrada.


Percurso e altimetria:
http://www.endomondo.com/workouts/112416720 (trecho principal)

Vídeo do Angelo, do Votobikers que mostra um Trecho da descida da Estrada da Manutenção


Abraços e até o próximo post ou o próximo pedal!!

Kocao








sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Bicicleta mal regulada pode causar impotência


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O selim coberto por uma grossa camada de gel não é a solução 

Foto: ThinkStock

Por Thiago Brizola

Muitos ciclistas já passaram pela dormência genital, que é causada pela pressão do selim sob os nervos dos órgãos genitais externos.

Normalmente, esse efeito é passageiro, como a simples dormência de um pé, porém, deve ser evitado o máximo possível. A pressão causada pelo equipamento pode causar dificuldade de ereção.

Use esse checklist para verificar se sua pedalada pode estar sendo, na verdade, prejudicial para sua saúde sexual.

O selim está muito longe do guidão
Se você precisa se inclinar excessivamente para alcançar o guidão, o bico do selim pressiona os nervos. Instale um avanço menor para facilitar a pegada.

O bico do selim está para cima ou para baixo
Bico levantado aumenta naturalmente a pressão sobre esse conjunto de nervos. Se estiver apontado para baixo, você desliza para a parte mais estreita do selim. Logo, a nivelação deve ser feita paralela ao solo.

O selim está muito alto
Isso faz com que você pressione a genitália contra o selim para alcanças os pedais. Abaixe o selim até que o calcanhar encoste ligeiramente no pedal em sua posição mais baixa.

O selim é largo o suficiente para o suporte necessário
A porção traseira deve sustentar e suportar completamente seu osso isquiático – os ossos do sentar.

O selim é muito macio
Um selim coberto por uma grossa camada de gel não é a solução para o problema de dormência. Pelo contrário, exerce mais pressão na genitália. E os selins mais modernos são projetados para evitar a pressão no local, logo, considere um acessório a ser trocado se sua bike for antiga.

Você fica muito tempo sentado ?
Em longas pedaladas, você deve levantar-se periodicamente do selim e pedalar em pé por um minuto. Isso Alivia a pressão e restaura a circulação no local.


Texto retirado do site discoverybrasil

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pedal Exploratório #1


DATA: 28-out-2012
HORÁRIO: 8:00am
PONTO DE ENCONTRO: Praça de Eventos de Votorantim
DESTINO: Pedal exploratório, começando na represinha perto da Usina Sta. Helena, depois seguir trilhas perto da APAE-Votorantim
NÍVEL - 2

Verifique a classificação dos níveis


Manhã de domingo de temperatura amena, nos encontramos em Votorantim para fazer um pedal sem destino definido! Chamamos de 'Pedal Exploratório', pois como o próprio nome diz, fomos para descobrir alguma nova trilha para preencher os nossos mapas!




Todos aquecidos, todos preparados.... Tudo certo! Partimos sentido Usina Sta. Helena (Grande fabrica de cimento do Grupo Votorantim) que era o nosso ponto inicial para esse exploratório... e o único conhecido também!



E entre uma pedalada e outra, a gente fica sabendo os segredos dos outros...
Neste pedal, nosso amigo Danilo Bebê mostrou como ele preserva uma barra de chocolate em um dia com sol forte!


Ele coloca o chocolate na caramanhola e congela tudo!! Não é má idéia não! Funcionou!

Bom, depois de alguns Km's pela Av. 31 de março e na sequencia a Estr. Dr. Miguel Affonso Ferreira de Castilho (aquela que vai para o bairro Votocel) chegamos à Sta. Helena e seguimos por uma estradinha na lateral direita dela. Um dos bikers sabia que por ali havia um lago ou represinha, entao fomos até lá. Foi a nossa primeira parada.



Lugar legal, calmo, mas pouco para uma manhã de domingo. Seguimos então sentido a APAE Votorantim, pois ali há uma estrada e alguém do grupo tinha falado que sabia como chegar até uma represa!


Todo mundo reunido de novo. Reservatórios de água já recarregados, uma gancheira desamassada e corpos descansados.... Seguimos o pedal!

Seguimos o caminho. Era uma estrada de terra... parecia seguro!!



Estrada boa, porém curta. Em pouco tempo demos de cara com uma portaria (com vigias!) e não tinha o que fazer. Voltamos um trecho e encontramos uma linha de trem... Qual foi a idéia?? SEGUIR O TRILHO! É LOGICO!!



Não é fácil pedalar sobre os dormentes dos trilhos... mas não é impossível! =D


Primeira parada após alguns Km's sob os trilhos....


Respiramos um pouco, reagrupamos e seguimos...


Nesse trecho que estávamos fazendo, passamos por trás do bairro Votocel, por trás da empresa Votopel (parecia abandonada) e por uma estação de tratamento de água.

Outros tantos Km's depois, o corpo já estava vibrando de acordo com os trancos dos dormentes! Mas ai apareceu um desafio! Atravessar uma ponte ferroviária... Abandonada... E DE MADEIRA!!! Ficamos um pouco preocupados de passar por essa ponte, pois em baixo era só água da barragem ao lado... #TENSO!
Alguns seguiram uma trilha da lateral onde era possível cruzar o rio passando pela água. Outros, seguiram por cima dessa ponte.



É! Ponte legal, paisagem legal, mas algumas madeiras fizeram pequenos estalos com o nosso peso... o negocio está perigoso mesmo! Quem for lá, tome cuidado!!
E não é dificil chegar lá... Este lugar é bem próximo da 'civilização'. A imagem abaixo prova isso!:

"SEGUE NO TWITTER @CEMROUPA, MT OBG QUEM ME SEGUIR"

WHAT A HELL!! No começo achei vandalismo... Depois alguém disse que era um vandalismo digital!! Dai eu pensei bem e até gostei da idéia! O trilho ta lá abandonado e muita gente vai lá pra nadar naquela represa... Alguém vai ver!! e alguém vai procuar ele no Twitter! Pensando bem, o cara foi bem criativo! (MAS NÃO EXISTE ESSE USUÁRIO!)

E o pedal exploratório continuou...


Já enxergávamos algumas casas a frente, e derrepente: asfalto.
O pedal exploratório tinha chegado ao fim. (OU NÃO!) 
Como escreveu o Poeta uma vez: No meio do caminho tinha um buteco.  Tinha um buteco no meio do caminho. (mais ou menos isso!! =D)


Nada melhor do que líquidos para reidratar o corpo!
Refirgente de cola e suco de cevada!

E algumas horas depois, voltamos ao ponto de partida para finalizar em grande estilo o tal do pedal exploratório #1!!


Percurso e altimetria: Clique aqui (Via Endomondo)

Abraços e até o próximo post ou o próximo pedal!!


Kocão

Novas postagens em breve!!

Terça - 20-nov-2012

Olá pessoal!
Encontrei as fotos que estavam perdidas de alguns pedais que fizemos aqui pela nossa região!
Não tem nada de especial, apenas momentos que registramos e que gostaríamos de compartilhar com vocês que acessam o PorTrilhas!

Estou preparando as postagens e logo as deixarei online!

Saludos Cordeales!

Douglas Kocão

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pneu sem ar... o fim dos problemas!!!!




Designer projeta conceito de bicicleta com pneu sem ar

Já imaginou nunca mais ter que encher pneus de bicicleta novamente? O designer americano Brian Russell desenvolveu uma tecnologia que permite que pneus de bicicletas funcionem sem ar. O amortecimento ocorre por conta de borrachas esticadas sobre uma série de hastes de nanotubos de carbono reforçados com um material compósito.

A praticidade dos pneus também vai muito além do fato de eles não precisarem mais de ar. A novidade permite ajustes que adaptam o veículo de acordo com o tipo de terreno pelo qual o ciclista irá pedalar. Isso é possível ao modificar a tensão das borrachas que fazem parte da composição de cada pneu.

Outra vantagem é a resistência dos materiais, o que, por consequência aumenta a durabilidade da bicicleta. Além disso, o veículo tem um peso reduzido, o que facilita seu manuseio. Parece, portanto, que esse conceito pode trazer benefícios para os que gostam de pedalar por aí.

para conhecer, veja o vídeo no link ou abaixo.: http://www.youtube.com/watch?v=v9SWIsY8rzQ




fonte:g1/bicyclop