quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

7 truques para vencer as subidas mais difíceis com a bicicleta

7 truques/dicas para vencer as subidas mais difíceis com a bicicleta

                                          





Medo de subida? Seus problemas acabaram!

Veja abaixo algumas dicas para enfrentar esse desafio.

1. Respiração
Nas subidas longas, o melhor é respirar fuuuuuuundo… Inspirar bastante e devagar, até encher bem os pulmões, para depois soltar o ar como se estivesse soprando a chama de uma vela.

Inspirando pelo nariz, o ar entra mais devagar, é filtrado, aquecido e você não fica com a boca seca. Você pode soltar o ar também pelo nariz, mas isso pode dar sensação de falta de ar, devido à demora para voltar a inspirar.

Depois de inspirar fundo e encher bem o peito, costumo prender um pouco o ar lá dentro antes de soltar, aproveitando bem o oxigênio dele na troca gasosa que está ocorrendo nos pulmões. Ao expirar, esvazie bem os pulmões, colocando para fora todo o ar que você havia inspirado, para eliminar totalmente o ar viciado e poder encher os pulmões com ar renovado.

Se você inspirar e expirar rapidamente, sem encher plenamente os pulmões, seu coração vai bater mais rápido. Imagino que seja porque o sangue fica menos oxigenado e o coração tem que bombear mais rápido para garantir o suprimento de oxigênio para as células. Ou talvez por alguma reação psicológica, não sou especialista no assunto, mas posso dizer que funciona: respirando fundo, a gente se cansa menos.

Claro que chega uma hora que você não aguenta mais respirar devagar e precisa respirar mais rápido. Tudo bem, só não precisa respirar como se o ar do planeta estivesse acabando. Respire com calma.

Conforme você vai treinando (tanto a atividade física como a respiração), sua capacidade respiratória vai aumentando e você ficará menos ofegante nas subidas.

2 Ritmo da pedalada

Já vi citações de que manter a cadência em 90 RPM permite uma melhor utilização do oxigênio, tanto nas retas como nas subidas. A experiência prática me faz crer que isso realmente funciona. Se for possível manter essa cadência (equivalente a uma volta e meia do pedal por segundo), a respiração será melhor aproveitada.

O motivo para esse meio-termo na cadência é que se você girar muito rápido, ficará ofegante; se girar devagar, fará mais esforço e sentirá rapidamente o cansaço muscular.

3 Postura

A postura também influencia seu desempenho nas subidas. Pedalar em pé cansa mais, embora alguns ciclistas mais preparados prefiram fazer isso porque permite subir mais depressa (e melhora a musculatura abdominal).

Se você quiser tentar, o ideal é usar seu peso para impulsionar o pedal para baixo, para “economizar perna”. Com a prática, você pode pender a bicicleta para o lado contrário ao qual está fazendo pressão com pé, usando também os braços nesse esforço (melhora o rendimento, melhora a musculatura superior, cansa menos).

Um problema de pedalar em pé é que as suspensões, tanto a dianteira como a traseira (caso você as tenha), roubarão mais força da pedalada, afundando cada vez que você desce o pé. Outro ponto ruim é que o centro de gravidade fica mais à frente: se o chão estiver escorregadio ou com pedras soltas, a roda de trás vai patinar.

Alguns dos que pedalam sentados usam uma técnica de “remar” com o guidão, puxando ele para trás conforme se aplica força adiante nos pedais. Se a subida estiver realmente puxada, isso ajuda, mas é preciso ter força nos braços porque cansa bastante. Essa técnica também ajuda a evitar que a suspensão dianteira roube energia da pedalada.

4 Altura do selim

O selim deve estar na altura correta, porque um banco muito baixo força demais o joelho e pode causar dores. Para colocar o selim na altura correta, faça o seguinte: sentado no selim, com o pedal na parte mais baixa da curvatura da pedalada, coloque o pé em cima dele na posição em que você costuma pedalar (para quem tem pedal de encaixe, mantenha o pé “clipado”); a perna deve ficar quasetotalmente esticada, mas não totalmente.

Um outro método utilizado por alguns é apoiar o calcanhar no pedal e deixar a perna totalmente esticada. Dessa forma, quando você apoiar o pé da forma em que ele é utilizado na prática, a perna estaria com a angulação correta.

O ajuste fino da altura do selim varia de pessoa para pessoa, use o que for mais confortável para você. Mas saiba que quanto mais dobrada a perna estiver, maior o esforço na patela (joelho); por outro lado, se a perna estiver muito esticada você ficará “rebolando” no selim enquanto pedala, o que pode causar assaduras como resultado do atrito constante. A perna muito esticada também pode causar dores na parte posterior do joelho.

Uma marcha muito pesada pedalando em pé também pode forçar demais o joelho, é melhor subir girando um pouco mais rápido mas fazendo menos força.

5 Zigue-zague

Se a subida for muito íngreme e a largura da via e o tipo de terreno permitirem, você pode optar por subir em zigue-zague. Vai demorar mais para terminar a subida, porque a distância a percorrer vai aumentar, mas a inclinação relativa diminui, o que em subidas muito fortes pode ser vantajoso.

Só não é recomendável fazer isso em um trecho urbano, porque um carro pode aparecer de repente despencando na descida e te deixar sem tempo para sair do caminho dele. Para não correr riscos ao pedalar nas ruas, sua trajetória deve ser previsível para os motoristas, que não devem ser pegos de surpresa.

6 Transpiração

Pedalar rápido ou com esforço numa subida significa transpirar, mesmo no frio. Se você estiver usando roupas casuais ou não quiser chegar transpirando, coloque na menor marcha e suba pedalando leve. Ou então desmonte e empurre: você não será “menos ciclista” se fizer isso!

Para não transpirar muito ao pedalar e poder usar a mesma roupa que você pretende usar ao chegar ao seu destino, pedale devagar e faça paradas pelo caminho. Quando sentir que está transpirando mais do que gostaria, pare em uma sombra (de preferência onde um vento te refresque), tire o capacete e tome um pouco daquela água gelada que você sempre leva (né?). Respire, descanse alguns minutos e continue a pedalada.

7 Mude o caminho

Geralmente há alguma alternativa àquela subida intransponível. Ainda que signifique aumentar o percurso em algumas quadras, isso pode tornar seu trajeto menos cansativo. Experimente mudanças na sua rota, procure no mapa por alternativas.

Busque caminhos onde a subida não seja contínua, mas escalonada. Se precisa ir a uma área mais alta da cidade, você pode tentar subir aos poucos, alternando com deslocamentos na transversal em ruas perpendiculares. Suba uma quadra, siga outra quadra na transversal plana; suba outra quadra, mais um trecho plano. Se as ruas da região permitirem, essa técnica pode ajudar bastante.


Equipe PorTrilhas


texto retirado de http://vadebike.org/- por Willian Cruz

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas



O que o Código de Trânsito diz sobre bicicletas e ciclistas








Ao contrário do que muita gente acredita, o texto do Código Brasileiro de Trânsito valoriza essencialmente a vida, não o fluxo de veículos. Na redação de seus artigos, percebe-se uma preocupação acima de tudo com a integridade física dos diversos atores do tráfego, sejam eles motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

2014 ano novo, trilhas novas!

Olá pessoal!

Desejamos que 2014 seja ainda melhor que 2013!!

Muitas aventuras,trilhas, banhos de cachoeiras, cerveja com os amigos, POUCO pneu furado e NENHUMA QUEDA!! hehehe


Um abraço e até o próximo post ou o próximo pedal!

Equipe PorTrilhas

domingo, 29 de dezembro de 2013

Role de 100Km !! - Volta da Represa (6 cidades: Sorocaba, Alumínio, Mairinque, Ibiúna, Piedade e Votorantim)

E ae pessoal!

Este foi um role feito pelo Julio e por mim! A convite dele, saímos em um sábado para dar uma volta na represa de Itupararanga, passando por 6 cidades: partida de Sorocaba, passando por Alumínio, Mairinque, Ibiúna, Piedade, Votorantim e retornando para Sorocaba.

Saimos da Marginal Dom Aguirre, sentido prefeitura, seguindo para o bairro Brigadeiro Tobias pela Estrada da Serrinha, depois Inhayba... Dai pra frente foram as fazendas de eucalipto alguns trechos de estrada de terra, outras de asfalto e subidas... muitas subidas!! Atingimos mais de 1000m de altitude no final do paredão do Inhayba! (sem tirar o pé do pedal!). Tempo total da volta: 7h40m. Tempo de roda girando: Aprox. 6h!! Pedal cansativo, mas muito legal! Nenhum pneu furado, nenhuma queda ou outro incidente... só canseira mesmo!!!!! rs!

Algumas poucas fotos que registrei nesse pedal de poucas paradas!







 









 


Nesse LINK, o percurso que fizemos via ENDOMONDO.



Um abraço e até o próximo post ou o próximo pedal!!

Kocão

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Bike tração 2x2 - Jeep sempre inovando..


Bike 2X2

Vejam que curioso e não é coisa nova, aliás, é até bem antiga (2007), mas por incrível que pareça, não é muita gente que conhece!
A jeep lançou uma bicicleta AWD (All Wheel Drive), ou seja, com tração em "todas" as rodas. Nunca ouvi falar de ninguem que tenha participado de campeonatos com uma dessas ou o por que o projeto não vingou, mas é uma idéia interessante e no mínimo deixa os bikers com vontade de dar uma voltinha!

Como uma imagem vale mais do quem mil palavras, vejam as fotos que é melhor do que tentar descrever o sistema:



segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

TRILHA BURACO DO EDUARDO + TUNEL 4X4

Fotos por Rodrigo Dias da Silva

Olá pessoas!!!

Começando um novo seguimentos de postagens voltado ao 4x4!!
Este é o post de uma trilha que fizemos com alguns grupos de Sorocaba como: Esquatrilhas, Tração Quatro por Quatro e agora o PorTrilhas 4x4!
O percurso escolhido passaria pela "Trilha do Buraco do Eduardo" e na sequencia, a "Trilha do Túnel". Nos encontramos no posto de gasolina de Brigadeiro Tobias (conhecido ponto de encontro para varias trilhas da região), pela manhã (8:00am). Com todos reunidos e organizados, partimos para a trilha!!





Para a entrada da trilha, temos como referencia o posto da Policia Rodoviária na Raposo Tavares, no trecho que corta a cidade de Alumínio-SP...  Esta entrada fica exatamente em frente!!


Ao sairmos do asfalto, cruzamos a linha do trem (detalhe: nunca se sabe quando o trem irá passar!!), e seguimos pela trilha em direção às torres de alta tensão. O caminho até que estava bom, talvez porque não tinha caído uma gota d'água há muito tempo.. Resultado: muita poeira para quem vinha atrás! rs
Enfim chegamos até a entrada da descida do buraco do Eduardo... A maioria optou por descer... Outros seguiram pelo "covarde". Ainda bem, pois esses foram na frente preparando o churrasco para os a iriam demorar... =D



Começamos a descida... Com alguns pontos de atoleiros ...



Mas nada que um bom ponto de ancoragem não resolva!!











Com muito sacrifício passamos pela primeira parte...


Alguns quase capotando... Outros caindo em valetas...


Coisa super fácil de se resolver!!

Enfim, chegamos  ao famoso "buraco" que não parecia ser tão complicado... o primeiro já atolou  até o assoalho só saindo com o guincho..


...o outros seguiram a mesma linha.. todos atolando e só saindo com guincho...





E assim se seguiram os outros 9 veículos... Sempre sendo auxiliado pelo da frente, sempre com o espírito de companheirismo!

Achávamos que iriamos demorar para passar por esse trecho e não deu outra!! Deu a hora da fome e estávamos preso na trilha!! Graças a um dos acessórios dos carros (uma churrasqueira portatil!!) preparamos uma carne lá mesmo, no barro!


Algumas fotos e vídeos irei postar logo a baixo.

Após o último sair do buraco, (vulgo: nós mesmos) chegamos ao lugar combinado para comer o churrasco que o pessoal já tinha preparado...


Ligamos os carro e fomos em direção agora ao túnel seco (que sempre está molhado)... Fizemos no sentido contrário entrando pela parte difícil...



Saindo do túnel, paramos um pouco para conversar (nos encontrar! rs) e seguimos para nossas casas...
Uns foram pela rodovia e nós fomos por outro caminho... Na verdade, nem sei ao certo por onde fomos! Fomos seguindo o Marcelo (L200) por um caminho conhecido pelos trilheiros de moto! Eu só conseguiria fazer esse caminho denovo com um mapa ou GPS!!... Fora isso, 100% perdido na mata!!... rsrsr


Por fim chegamos à civilização! Saímos em Brigadeiro Tobias, onde o role começou! Fechamos então o circuito! Dali cada um seguiu para suas casas... Com às viaturas sujas e às almas lavadas...


Até a próxima trilha ou o próximo post!

Clique aqui para ver o mapa, no site você consegue baixar a trilha para seu GPS

Mais fotos clique aqui.

Equipe PorTrilhas.