segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sistema INTEGRA-BIKE - Sorocaba



Olá pessoal!
Hoje fui conhecer o sistema de locação gratuito de bicicleta implementado recentemente em Sorocaba, o sistema Integra Bike.
Quando esse sistema foi entregue (maio 2012), eu particularmente achei muito bom, não porque eu gosto de bicicleta e tal, mas pela iniciativa pública em arrumar uma solução para o trânsito sorocabano, que dia a dia vem ficando insuportável....

Como informado na imprensa, é muito fácil de usar. Você precisa apenas de um cartão do sistema de transporte de Sorocaba, cadastrá-lo nos postos autorizados e só! Após cadastrado já pode usar.

A minha experiência foi como de um um usuário comum, que pega qualquer uma das bicicletas disponibilizadas.

O sistema funciona assim:
As bicicletas ficam estacionadas no centro da estação há um totem com um mapa das estações próximas, algumas recomendações, instruções de uso e uma pequena tela de LCD.
Abaixo desta tela de LCD, é o local onde você aproxima o cartão do sistema de transporte de Sorocaba. Aparece uma mensagem no LCD: "CONFIRMA RETIRADA?" dai, voce aproxima novamente o cartão e o display informa qual posição (onde a bike está estacionada) será liberada.
Alguns segundos depois, faz um 'CLÉK!'  e é só retirar a bike e pedalar!

Tudo bem! Peguei a bike e, o acordo da gratuidade é que você devolva a bike em qualquer uma das estações espalhados pela cidade em até uma hora. O tempo é esse... Acho que é justo para a idéia proposta. Para passeio, realmente é pouco, mas para ir de um ponto ao outro (bairro -> centro), uma hora é suficiente. Se não for, você pode devolver a bike em alguma estação e depois de 15 minutos já pode pegar uma bike novamente por até uma hora.



Bom, peguei a bike no Pq. das Águas e segui pela ciclovia sentido uma das estações, próxima do Terminal São Paulo. A bike tem 5 marchas, selim grande com molas e guidão grande. Equipamento super confortável! Tive que subir bastante a altura do selim, e mesmo assim, não ficou o ideal... (minha altura não ajuda!!)
Tudo tava legal, mas logo percebi que esta bicicleta que eu tinha pego estava com o pneu traseiro murcho e o trocador de marchas (tipo Grip-shift) estava meio solto. Mãããs mesmo assim segui rumo à estação na marginal Dom Aguirre, próxima ao Terminal São Paulo.



Percurso normal, transito bombando nas ruas e a ciclovia livre! uma beleza!

Chegando na estação, devolução simples. Apenas encaixar o engate na frente da bike no suporte da estação. A cestinha fica bem na frente, atrapalha um pouquinho a conexão deste engate.
Sorte que tinha UMA posição livre!!! Somente UMA!!! é se estivesse com 58 minutos de uso e não estivesse nenhuma posição livre??? Conversei com um funcionário deste sistema ele me disse que eles ficam o dia todo transportando bikes de uma estação para a outra, então sempre haverá vaga disponível. (sei não! O_o)

SEM COMUNICAÇÃO!!!

Ai, era só aguardar os 15 minutos para retirar a outra bike... mas no display tinha uma mensagem: SISTEMA SEM COMUNICAÇÃO. Pô! Sem comunicação!? Como eu faria para voltar? Fiquei uns 5 minutos ali esperando que o sistema voltasse, mas não voltou. Como havia uma outa estação perto, preferi ir até lá pegar outra e voltar para o Parque das Aguas.
Peguei então uma bike na estação próxima a ponte da Av. São Paulo x Rua XV de novembro. Ali estava tudo OK, tinham bicicletas em bom estado e com pneus cheios! O que não tinha era um espaço livre caso alguém precisasse devolver uma bicicleta.

 

Bom, esperei mas uns 10 minutos, peguei a magrela e voltei. Agora sim! 100%!

Na minha avaliação, o sistema é nota 10! Funciona tudo muito bem! Naquela conversa com o pessoal do Integra-Bike, eles me disseram que o problema da comunicação na estação é por causa da rede 3G que o sistema usa. Eles já estão providenciando uma melhoria. Sobre o pneu murcho e o trocador de marchas solto, ele disseram que a manutenção é feita diariamente... logo pegam esses probleminhas.
Eles explicaram também que é possível escolher uma bike: Depois que você fizer o procedimento de liberação da bicicleta, o display indicará qual posição deverá ser retirada. A estação faz um 'CLÉK', se você não retirar a bike, ela repete o 'CLÉK' para retirada. Se após a segunda chance a bike não for retirada, o sistema zera. Dai será preciso iniciar o procedimento do cartão e tal, e ai, o sistema liberará outra bike da estação!

Um abraço e até a próxima.



Kocão

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Pedal: Parque Estadual Carlos Botelho - São Miguel Arcanjo - SP

Data: 07-set-2012

Horário: ±6:00 =D
Ponto de encontro: Posto 10 - Sorocaba - SP
Destino: Parque Natural Carlos Botelho - São Miguel Arcanjo - SP
Nível: Nível 3 (médio a difícil (descidas rápidas e subidas muito ingremes))

Fotos por: Marcos Santos, Allex Rigatto, Claudia Jak, e Kocão

Este passeio foi organizado e planejado pelo nosso amigo Marcos Santos depois de um passeio que ele fez lá naquelas bandas!

Como combinado, o pessoal não se encontrou as 6:00am no Posto 10 para dividir as bikes, os caronas nos carros, calibrar pneus, combinar o trajeto do comboio e tudo mais...



Partimos as 7:20am rumo a São Miguel Arcanjo, ±100Km de Sorocaba com clima ótimo, poucas nuvens no céu e a promessa de um dia ótimo para pedalar!


Mais ou menos depois de uma hora de viagem....



...chegamos ao Parque Natural!



Os mais precavidos, levaram uma blusa ou corta-vento!


MAS E AQUELE SOL QUE ESTAVA EM SOROCABA! Pois é... apareceu, mas demorou para chegar! Conversamos com o pessoal que trabalha no Parque, e ele nos disseram que no dia anterior havia chovido legal. Isso foi bom para manter a estrada de terra sem poeira, e com essa época de seca, melhorou bastante a umidade relativa do ar. Mas depois de 3Km de estrada, o calor apareceu e as blusas viraram pesos nas mochilas! ehehhe

Tiramos a tradicional foto de todos juntos (ainda mais tradicional na frente da portaria do Parque!)

Antes de iniciar a descida nossa amiga Claudia Jak deu uma dica importante: Este caminho, apesar de ser dentro de um Parque protegido e tal, é uma estrada, ou melhor, uma rodovia. A SP-139. Então durante o percurso, tivemos que tomar os mesmos cuidados que tomamos quando andamos na cidade ou em estradas pavimentadas, que é o de não fazer as curvas na contra mão, quando tivesse carro atrás todos se alinharem no canto a direita da estrada, gritar CARRÔÔÔOO e essas coisas que já estamos acostumados!


Não custa nada vai!

O percurso, de portaria a portaria são 33Km. A maioria do percurso é descida... a maioria.. porque na ida, já tem algumas partes para se lembrar da volta!! Mas de qualquer forma, tem descidas... e bem longas... e rapidas!!


E na estrada, em toda a extensão, existem quiosques com mesas e bancos. Tudo lá para usar. Eu achei bem legal essa ideia! Você pode ficar lá, de boa, fazendo um churras e tomando uma gelada e acompanhado o pessoal que passa de bike e moto!


Fizemos o percurso da ida em aproximadamente 3 horas. Cada um com o seu ritmo, e a turma acabou dividindo-se em 3 partes... o pessoal da frente mais animado, o pessoal do meio e a turma do fundão. Alias, junto com a turma do fundão, vinha o nosso carro de apoio, que foi uma ajudona trazida pelo Marcos de um dos nossos patrocinadores, a Studio Vidro!


Esta estrada é um trecho muito bonito de Mata Atlântica, com pouca ação do homem que, estando de carro, de bike ou de moto, você pode passear apreciando o habitat 'in natura' de varias espécies de bichos.



Durante todo o percusso, o canto de diversos pássaros silvestres como Arapongas, Tico Tico, Sabiá e um outro monte que eu não reconheci! Lá também tem um monte de Macaco Carvoeiro, mas ninguém viu nenhum!!


No percurso da descida, quase no final há um mirante com quiosque para fazer um churrasquinho e tal e dá para apreciar o horizonte! Muito bom!




Chegamos então ao destino depois de 33Km, onde fica a outra portaria do parque, na cidade de Sete Barras para almoçar! E almoçar uma churrascada de primeira heim!








E para finalizar, SUBIR TUDO ISSO!!! #TENSO
Mas o Marcos pensou em tudo, e por isso o caminhão da Studio Vidro estava lá para socorrer os que precisassem...


E mesmo depois da comilança, alguns encararam toda a subida!!




Abaixo, o link com as informações deste trecho de ida e volta que fizemos!
Percurso e Altimetria 


Até o próximo pedal!

Kocão




domingo, 26 de agosto de 2012

Pedal: Volta da Estrada do Karafá + Estrada da Penha (PorTrilhas e VotoBikers)

Data: 19-ago-2012

Horário: ±7:30
Ponto de encontro: Corpo de Bombeiros de Votorantim
Destino: Estrada do Karafá + Estrada da Penha
Nível: Nível 3 (médio a difícil pelas subidas)

PorTrilhas e VotoBikers
Fotos por: Kocão, Angelo Giardini e Junior Queiroz


Esse foi um convite do Danilo Camargo, do VotoBikers que a tempos estava planejando esse percurso. Vez ou outra ele perguntava o que eu achava, se o pessoal ia aceitar, ou se eu conhecia o caminho... e eu não conhecia!! Mas o pessoal topa qualquer convite, então era um pedal garantido!!


Bom, depois de partir do tradicional ponto de encontro (Bombeiros de Votorantim) as 7:30, subimos a Av. Sto Antônio... cada um no seu ritmo, respeitando a resistência e o folego de cada um. Fizemos uma parada na frente do Cemitério para contar as almas e seguir o percurso! (rs)


Essa é uma subida forte, mas o melhor (pior) ainda estava por vir... A famosa e temida LEITERIA!
Famosa porque é a subida mais ingreme para se chegar na represa de Votorantim, então, que vai de carro passa por ali e se impressiona... E por esse mesmo motivo, o temor de quem vai de cléta!


Subida da LEITERIA... Porque Leiteria!? Cada um fala uma coisa! Cheguei a ouvir história de que tem esse nome porque na época da escravatura, as escravas precisam descer esse trecho com galões de leite para a famílias dos Donos da Casa.
Não sei se a historia é verdadeira, mas no topo dessa subida, havia realmente uma fazenda que vendia leite a quem fosse lá comprar.


Portaria da fazenda que vendia leite...
...e deu o nome ao trecho! (foto de Angelo Giardini)

Todas as trilhas que percorremos tem um nome devido a alguma particularidade ou coisas encontradas nas trilhas... A Descida do Sofá tem esse nome porque no passado havia um sofá velho que marcava a entrada. Tem a Trilha do Cipó, que no percurso surgem de todos os lados cipós que se não tomar cuidado, pode até prender na bike... Tem a Trilha do Cachorro Morto, Trilha do Bidê, Trilha do Saci... mas isso fica para um outro post!!

Chegando no primeiro topo, aproveitamos o embalo e continuamos, pois ainda tem a segunda parte!! Um trecho de subida tão inclinado quanto o primeiro, porém mais curto...


Depois um trecho plano de asfalto para dar uma respirada e ai sim, estradas de terra!






CHUUTA QUE É MACUMBA!!! rs

... e mais uma parada para recomposição (vulgo comilança)


Este é um percurso de fácil condução, sem necessidade de habilidades técnicas de pedal. As dificuldades eram apenas as subidas, mas a paisagem compensava tudo isso!


                                                          Descidas, sempre bem vindas!!


Pelo jeito, uma recém casada não aguentou a responsa da nova vida e já pulou a cerca!! rs


   Ahhh!!! As descidas!!



Descida da leiteria... Perigosa, mas prazerosa!

Bem, tudo saiu como o planejado!
Não foi um percurso fácil, pois as subidas eram sempre muito íngremes, mas em compensação, as descidas eram nas mesmas proporções!
Mas foi um rolê ótimo com um pessoal muito bom!
Aproximadamente 50Km entre terra e asfalto, em ± 5 horas de pedal!



Postaremos aqui no site e no nosso grupo no facebook as datas, locais e dificuldade dos próximos pedais!

Até o próximo pedal e o próximo post!

Kocão

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

TRILHAS DE VOTORANTIM - INSANE RIDE


MAIS UM VÍDEO DE ALGUMAS TRILHAS DE VOTORANTIM


Nem preciso descrever o vídeo, as imagens falam por si só o quanto é prazeroso pedalar por nossas trilhas!!!







Vídeo tirado do canal katuabamanonegra   http://www.youtube.com/user/katuabamanonegra?feature=watch