quinta-feira, 26 de julho de 2012

Posição do selim


A posição do selim pode fazer a diferença entre um agradável passeio de bicicleta e uma brutal dor nas costas e joelhos ao fim de um longo trajeto. Você não precisa ser excessivamente técnico sobre o assunto, basta algumas dicas para melhorar o seu desempenho.

A relação do eixo do pedal com os joelhos afeta diretamente como você transfere potência para a bicicleta. Brincar com a posição do selim não é recomendável para novatos. O ideal é achar a posição mais confortável para proteger os joelhos. A posição base é quando o pedal esta na posição 3hs e o joelho alinhado com o eixo do pedal. Para ter certeza, o melhor é usar um prumo a partir da rótula. A partir desta posição, pequenos ajustes de 1 a 2 cm no máximo podem ser feitos para consegui um pouco mais de velocidade, potência ou resistência.

NEUTRO: Muitos consideram esta posição a recomendada. Joelho diretamente acima do eixo do pedal. O joelho trabalha na sua maior amplitude, distribuindo a carga no maior número de músculos da perna.

PARA MAIS RESISTÊNCIA: Mover o selim para trás 1 a 2 centímetros. Com este ajuste o movimento de pedalar recai na parte de trás das pernas e pés. Estes são os mais fortes músculos de seu corpo. Trata-se da posição mais confortável para longas distâncias e favorece o pedal de baixa cadência. .

PARA MAIS VELOCIDADE: Movendo o selim 1 centímetro adiante você coloca seu peso a frente e melhora o sprint. Esta situação aumenta o trabalho da parte frontal das pernas e pés e pode diminuir a resistência

Publicado por Marcelo Rudini em 26 outubro 2010

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário