sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Trekking - Algumas dicas para uma boa trilha



Como transformar uma simples caminhada em um esporte! Trekking, veja algumas dicas sobre esse esporte que mistura aventura e lazer.

O que é Trekking?

A palavra TREKKING é de origem sul-africana e significa seguir um trilho ou um percurso, a pé. Pode ser feito por puro prazer de caminhar ou competitivamente.
A ideia é fazer o trekking na natureza, aproveitando o ar puro e a paisagem relaxante.
Apesar de parecer fácil (simplesmente sair andando) observam-se algumas medidas para tornar o passeio realmente prazeroso e evitar acidentes e desconfortos desnecessários.
É uma atividade física, portanto implicará em gasto calórico e uso adequado da musculatura corporal. Altamente recomendado para pessoas de todos os níveis de condicionamento e idade, salvo o grau de dificuldade das trilhas.

Saiba quais são os tipos de trekking

O trekking é um esporte democrático que pode ser praticado de diversas maneiras e por diferentes perfis de pessoas. Isso se dá pela amplitude dos seus tipos e modalidades: lazer, competição, duração, velocidade, distância e níveis de dificuldade.
Conheça, a seguir, os principais tipos de trekking e saiba qual combina mais com o seu estilo de vida!

* Trekking de um dia

Este é um dos trekkings mais praticados em todo mundo e se caracteriza pelo lazer. Em geral, são caminhadas de curta duração, em que são percorridos cerca de 10 km. Suas marcas de início e fim são bem delimitadas, tendo como destino um cume específico ou a travessia entre um local e outro. Essa modalidade pode ser vivenciada individualmente ou em grupos. No país, existem diversas trilhas que atendem à estas características.

* Trekking de longa distância ou travessias

Assim como o trekking de um dia, as travessias são caminhadas feitas com intuito de lazer e tem como objetivo a travessia entre dois pontos específicos. Geralmente, são praticadas em grupos, sendo necessário equipamentos para pernoite na trilha, como barraca, mantas, saco de dormir e alimentação adequada para a quantidade de dias. A duração dessa caminhada depende da distância entre os dois pontos e o nível de dificuldade da trilha a ser percorrida.
Alguns desses trekkings de longa distância ainda podem ser consideradas expedições quando, em sua equipe, há carregadores, guias, cozinheiros e outros profissionais que ajudam no dia a dia da travessia.

* Trekking de regularidade

Diferente dos primeiros dois tipos, esse trekking tem como objetivo a competição e possui regras bem delimitadas, sendo praticadas por grupos com de 3 a 6 integrantes. O percurso, nesse caso, é determinado pela organização das provas, que escolherá uma trilha com local e duração bem definidos. Além disso, outra característica desse trekking, é que, obrigatoriamente, os participantes não podem conhecer o percurso até o momento da prova.
Nesta competição, a velocidade não tem muita importância, pois o objetivo é se manter no percurso correto e dentro do tempo determinado. Para isso, faz-se uso de ferramentas de controle como mapas para navegação e planilhas com velocidade média, distâncias e referências. Nas equipes, cada integrante possui uma tarefa/função, sendo as mais comuns a de navegador, calculista e contador de passos.

* Trekking de velocidade 

Assim como o trekking de regularidade, o de velocidade possui objetivo competitivo e é popularmente conhecido como “corrida de aventura”.
Nessa competição, o objetivo dos atletas é chegar aos postos de controle, previamente definidos pela equipe organizadora da prova, no menor tempo possível. Nesse caso, o caminho (ou trajeto) não é predefinido, o que permite aos atletas optarem por aquele que julgarem melhor. Usa-se, para isso, cartas de navegação e bússolas.
Independente da motivação, esse esporte traz benefícios significativos para a saúde e o bem-estar dos atletas – sejam aqueles de um dia, ou os que praticam a modalidade de regularidade e velocidade.

Algumas dicas para garantir uma caminhada tranquila:

1 -Se for sua primeira vez na trilha, peça informações de grau de dificuldade, duração e rota. Se não sentir-se seguro, contrate um guia.
2- Bússola, mapa e telefone ou meio de contato são objetos interessantes de levar na sua caminhada.
3- Mochila nas costas com apenas o necessário: água, barrinhas, frutas, kit de primeiro socorros e lanterna são os básicos. Lembre-se que a mochila fica mais “pesada” na medida que caminhamos!
4- Calçado adequado faz toda a diferença. De preferência que não tenha solado liso, não seja novo e que não sejam sandálias (erro comum que pode custar um tombo!).
trekking dicas montanha5- Acessórios de moda não são aconselháveis nas caminhadas. Brincos, pulseiras e etc podem atrapalhar sua performance. Cabelos devem ser presos e mangas cumpridas devem ser usadas.
6- Fazer trilhas acompanhado é aconselhável. Caso vá sozinho, avise parentes e/ou amigos do seu destino.
7- Respeite seu corpo. Cansaço pode causar acidentes. Saiba a hora de desistir e não escute seu Ego.
8- Mantenha-se unido ao grupo e respeite o ritmo dos companheiros. O prazer do trekking não é chegar e sim, apreciar a paisagem.
9- Alongar, principalmente após terminar a caminhada, é a garantia de ter poucas dores musculares no dia seguinte.
10- Permita- se perceber o silêncio. Evite brincadeiras e conversas desnecessárias. Trilhas reservam sentimentos únicos.
11- Deixe o ambiente como você o encontrou. Traga de volta tudo que você levou. É triste ver latinhas e garrafas jogadas nas trilhas. Nosso lixo não faz parte do meio ambiente. Mantenha as árvores no seu estado natural. Riscar letras nos troncos e arrancar galhos de árvores é vandalismo.

Cada dia mais comum, o Trekking é uma atividade que permite descansar não só a mente da rotina enlouquecedora da cidade, mas também, reencontrar nosso ser essencial, aquele que ama a natureza e se deixou iludir pelo consumismo moderno e desenfreado. Cada vez que voltamos de uma trilha, estamos envoltos de energia positiva e renovadora. Prontos para enfrentar mais um dia na grande cidade.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário