google.com, pub-3288766866021009, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Por Trilhas: Decidiu trocar o asfalto pela terra?

domingo, 22 de julho de 2012

Decidiu trocar o asfalto pela terra?

Dicas para o ciclista que está querendo enfrentar uma estrada de terra





Decidiu trocar o asfalto pela terra? É isso ai, pois são muitos os benefícios que terá nesta troca. Um deles, é o fato de que nossa cidade e Votorantim possuem um grande número de estradas rurais, sendo possível escolher vários caminhos, desde os mais simples e curtos até os mais difíceis e longos. 

Outro beneficio é o de poder pedalar mais tranquilo, pois o número de carros encontrados nas estradas rurais é bem menor e a velocidade que eles alcançam também é bem menor, trazendo mais segurança ao prazer de pedalar. E sem contar na tranqüilidade e respeito que os moradores e usuários de estradas rurais levam dentro de si, pois tudo nesse mundo rural é mais tranquilo e paciente. 

Outro beneficio, e o que particularmente mais gosto, é o contato direto com a natureza e suas belezas, pois nas estradas rurais é possível apreciar de perto o que acontece. Dá pra ver aquele Ipê amarelo todo florido que se destaca entre tons de verdes e terra que predominam nos mais variados cenários, dá pra se ouvir o canto do Sabiá que em harmonia com o canto de vários outros pássaros se transformam em uma verdadeira sinfonia da natureza, nos enchendo de esperança e nos trazendo de volta as origens. 

Tudo isto é possível, pois nossa atenção não precisa estar 100% ligada em se defender dos carros, em se preocupar se o pedestre vai atravessar a rua sem olhar direito, se o motorista do ônibus de linha está com seu horário atrasado e sem paciência de esperá-lo, se o motoqueiro tem uma entrega urgente e você está na sua frente naquele trânsito caótico em horário de pico, enfim, todos aqueles desafios que estamos cansados de enfrentar na rotina da vida urbana, sem contar na qualidade do ar que vamos estar respirando.São muitos os benefícios encontrados, mas não podemos relaxar tanto e acharmos que mesmo estando na zona rural não existem perigos, pois nas estradas rurais são vários os tipos de terrenos que iremos encontrar. 

São estradas de pedregulhos muito escorregadias, principalmente em curvas, são estradas com pontos de areia fofa, o que é um prato cheio para se levar um tombo, são trechos com muitos buracos e pedras, é a possibilidade de um animal ter varado a cerca e atravessar a estrada e não termos tempo de desviar, principalmente nas descidas com curvas, enfim, toda cautela é bem vinda mesmo estando na mais tranquila e deserta estrada rural.



Algumas dicas para estradas e trilhas de nosso mundo rural.




Primeiramente use equipamentos de segurança de boa qualidade (capacetes e luvas), procure não pedalar só, ou pelo menos avise alguém para onde estará indo. Hoje com a invenção do celular, esse item se tornou uma companhia indispensável para quem o possui e gosta de pedalar, levando fabricantes a desenvolver um modelo especifico para o uso de ciclistas. Leve sempre um kit básico com bomba de ar, remendos, ferramentas e uma câmera de ar reserva, caso seu pneu venha a furar. Hoje em dia existem bolsas bem compactas que são fixadas embaixo do selim, servindo para aqueles que não se adaptam ao uso de pochete ou mochila. Leve sempre uma garrafinha com água e algo para fazer um lanche rápido, como uma fruta, barrinhas de cereais ou energéticos. Procure manter sua bicicleta em dia, fazendo revisões e ajustes periodicamente. 

Para a prática neste tipo de terreno é aconselhado um modelo mountain bike com no mínimo 21 marchas e suspensão dianteira. 
Sempre que encontrar uma porteira ou cerca, peça autorização, pois poderá encontrar animais soltos, como cachorros ou gado e não esqueça de fechá-la assim que passar. 
Outro detalhe importante é ficar atento às condições climáticas e o tempo que estará gastando no passeio, para que não seja pego de surpresa no meio do caminho por uma forte chuva ou pela escuridão. 

Dê preferência por pedalar pela manhã, pois o desgaste será menor e terá mais tempo no caso de um imprevisto. Procure ser amigável com todos, não economize bom dia e sempre que encontrar alguém seja gentil, pois nunca saberá quando irá precisar de ajuda, e geralmente a solidão e o cotidiano do mundo rural irão ser quebrados com a sua presença, e no mínimo receberá um enorme sorriso com sua atitude. 

Mesmo pedalando em estradas de terra, siga os princípios básicos de como andar de bicicleta, trafegue pela direita, respeite os cruzamentos e pedestres, obedeça a sinalização e mais do que nunca, leve todo o lixo produzido no passeio de volta para a casa. Deixe apenas pegadas e leve somente lembranças ou imagens do local.


Texto retirado de Os Zuandeiros.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário