sábado, 18 de junho de 2016

PEDERNEIRA COM MAGNÉSIO COLEMAN NAUTIKA


Como fazer fogo com uma pederneira.


A pederneira é um item capaz de produzir faíscas a mais de 3.000 °C ao gerar atrito com peças de metal, em especial o ferro. É muito utilizada por aventureiros e pessoas que gostam de acampar. Alguns, devem estar se perguntando: Ok, mas pra que eu preciso disso se é mais fácil usar um fósforo ou isqueiro ?

A grande vantagem da pederneira é que pode ser utilizada para  fazer fogo em qualquer clima, em qualquer altitude, até mesmo sob tempestades e neve e mesmo estando molhada pode ser usada pra acender fogo normalmente, enquanto que neste caso por exemplo fósforos e isqueiros ficaria inutilizados.

Uso da pederneira em programas famosos de tv:


A eficiência deste material pode ser comprovada através do seriado “A Prova de Tudo” no qual é demonstrado em diversas ocasiões  que é possivel fazer uma fogueira em qualquer lugar usando apenas uma pederneira e um pouco de vegetação seca.
Alguns provavelmente até  já viram a pederneira sendo usada neste seriado ou em outros do gênero como “Desafio em Dose Dupla” ou “Casal Selvagem” e nos programas parece que é muito simples de se fazer fogo com uma pederneira.
De fato o uso da pederneira é simples, porém deve ser utilizada da maneira correta e com material correto, caso contrário é provável que não se consiga obter fogo com ela.
Não basta apenas riscar a pederneira sobre algum material para que este se inflame. Existem três variáveis que devem ser consideradas como exemplificado abaixo.

Dicas importantes para acender fogo usando a pederneira:

  1. A escolha do material para “isca” ou seja, o material utilizado para iniciar o fogo sob o qual será riscado a pederneira. Deve ser escolhido material bem seco e de fácil combustão como capim seco, palha, algodão,  folhas secas inteiras ou trituradas, e outros semelhantes. Se usar um material que não esteja bem seco a probabilidade de fracassar é grande.
  2. Aqui uma etapa muito importante, é necessário Raspar a Pederneira de forma lenta sob o material “isca” para que caia sobre a isca raspas do material da pederneira e assim ao riscar sobre o material ele se inflame rapidamente, se apenas riscar a pederneira sobre o material gerando faisca sem antes ter feito isto dificilmente a isca pegará fogo a não ser que seja algo muito seco e altamente inflamável.
  3. A etapa final consiste em riscar a pederneira com força sobre a isca na direção do material que foi raspado e caiu em cima da isca. Agora ao riscar a pederneira, deve ser feita rapidamente e com força e com o ferro usado para riscar e gerar a faísca levemente inclinado para gerar uma faísca boa e forte.
Seguindo os passos acima conseguirá acender fogo com a pederneira com sucesso e com a prática conseguirá fazer isto cada vez mais rápido.

A pederneira de magnésio:

Existem algumas pederneiras na qual vem junto uma barra de magnésio como a da foto abaixo:

Neste caso para realizar o passo 2 em vez de raspar a pederneira para cair material sobre a isca, deve-se raspar a barra de magnésio, ao fazer isso as raspas de magnésio cairão sobre a isca e ao riscar sobre elas também inflamarão rapidamente e com facilidade pois o magnésio também é altamente inflamável.
ABAIXO UM VÍDEO EXPLICATIVO








EQUIPE PORTRILHAS
Rodrigo Dias




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário